STARTUP SUMMIT 2022

Em agosto participamos pela primeira vez do Startup Summit. Como já era esperado, os assuntos de mais destaque foram Metaverso e NFTs. Mas falou-se muito também em gestão, estratégia, valuation, tipos de investimentos em startups…

Interessante o que foi citado sobre as diferenças entre o que se valoriza nas empresas tradicionais e o que se valoriza em startups. Enquanto nas tradicionais avalia-se lucro, balanço e histórico, nas startups prioriza-se avaliar o potencial de crescimento, tecnologia e pessoas. É outro universo.

A abertura do evento teve Camila Farani falando sobre as novas tendências tecnológicas e inovação. Depois, teve Florian Hagenbuch, fundador e CEO da Loft, startup unicórnio. Por falar em unicórnio, você já conhece o novo animal das startups? Pois é, agora a novidade são as startups “camelo”. Diferente do mitológico unicórnio, o camelo é um animal que vive no mundo real, é muito resistente, consegue sobreviver a longos períodos de escassez. E a ideia é essa mesmo. Enquanto as unicórnios crescem rápido, tem muito capital à disposição, investem sem se preocupar com os custos e, por isso, são mais suscetíveis às crises, as startups camelo são mais conservadoras no que se refere aos custos, investem com mais critério e crescem de forma sustentável. Tudo leva a crer que há uma nova tendência no ar.

Outro destaque foi a economista e empresária Amanda Graciano. Um ponto da palestra que nos chamou a atenção foi a seguinte reflexão: “A premissa básica para a inovação acontecer é a COLABORAÇÃO”. Este é um dos valores essenciais da Techbaum. Muito difícil inovar sem compartilhar ideias. E nesse tema acrescentamos ainda o termo “Give Back” que significa doar tempo e retorno para a sociedade! É nisso que acreditamos.

Outra frase muito bem colocada por ela também: “MUDE ANTES QUE TENHA QUE MUDAR!”. Mais um ponto em comum entre nós…

Gratificante, também, foi ouvir jovens bem-sucedidos como Joao Del Valle (Fundador e CEO da EBANX) e Robson Privado (Cofundador e COO da Madeira Madeira). Robson compartilhou que na sua empresa eles preferem contratar sempre pessoas altamente qualificadas, pois isso faz com que a média do time sempre se eleve.

E para o fechamento do evento tivemos a palestra de Thiago Nigro (CEO e Fundador do Grupo Primo), em que destacamos o total alinhamento entre as nossas ideias e as dele em relação à estratégia para investimento, anjo ou smart Money, em startups: sinergia, escalável, margem alta, pé no digital e pessoas.

Enfim…experiência incrível! Por tudo que vimos e ouvimos, mas principalmente por reconhecer nesses jovens empresários a preocupação em construir uma sociedade mais justa, sustentável e equilibrada.

Valeu Startup Summit 2022!

E se sua startup tem soluções aplicáveis para empresas de petróleo, navegação e provedores e operadoras de telecom, e tem as características citadas no penúltimo parágrafo desse texto, entre em contato conosco. Teremos total interesse em avaliar o seu projeto e, quem sabe, investir nele…