A HCS Telecom mais uma vez esteve presente no Congresso Latino-Americano de Satélites, que aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 de setembro, onde diversos temas foram abordados, dos quais destacamos, principalmente, as expectativas crescentes de demandas para esta tecnologia.
Destaques para os avanços da banda Ka no Brasil em regiões de difícil acesso ou em aplicações IoTs/agrobusiness, entre outros.
O grande tema abordado foi Mobile Backhaul e a expectativa de alta demanda para satélites no 5G, onde acredita-se que o 5G será a “rede das redes”, com uma arquitetura integrada terrestre-satélite, permitindo a convergência dos serviços das redes fixas, móveis e satelitais.
Neste sentido, os satélites desempenharão um papel relevante de conectividade 5G.
Para se ter uma ideia, atualmente as bandas necessárias para atendimento ao 4G são da ordem de 20 a 50 Mbps e acredita-se que bandas mais largas serão necessárias para o 5G.
Outro ponto de destaque foi o crescimento do segmento satelital que em número de terminais foi de 400% nos últimos 5 anos e que a expectativa com banda Ka e 5G é aumentar ainda mais este crescimento.
Desenvolvimento de verticais no segmento Oil&Gas, área de principal atuação da HCS, também foi tema