O ChatGPT pode se tornar uma ferramenta útil para negócios

O ano já começou com muitas movimentações no mercado de tecnologia e inovação. O lançamento do ChatGPT, pela OpenAI, vem surpreendendo o mundo com as suas habilidades. Desde responder simples perguntas ou perguntas mais complexas, até a criação de poemas e músicas inéditas. A funcionalidade do bot pode ser explorada ao infinito. A inteligência é tão surpreendente que o Google teve que recorrer aos seus fundadores Larry Page e Sergey Brin, para criarem novas estratégias de negócios que possam concorrer com a nova tecnologia. E claro que toda essa revolução tem o dedo do visionário Elon Musk, que é um dos fundadores da OpenAI em conjunto com Sam Altman.

O ChatGPT é uma variante do modelo de linguagem GPT (Generative Pre-training Transformer) que foi desenvolvido especificamente para gerar texto humano em um contexto de conversação. A inteligência aplica métodos de machine learning para criar um ambiente natural de diálogo entre humano e máquina, sobre qualquer assunto existente.

Contudo, como trazer essas funcionalidades para dentro do seu negócio? Toda vez que uma nova ferramenta surge no mercado, uma parcela relativa da sociedade cria teorias conspiratórias que acabam morrendo com o tempo. Geralmente, questões como a perda de trabalho para as máquinas são levantadas.

Tendo um olhar mais amplo, é possível observar grandes oportunidades para os negócios em geral. A começar pela possibilidade de utilizar a tecnologia para aprimorar os processos internos e oferecer melhores experiências aos clientes. Um exemplo é a utilização da inteligência para atendimento online, em que o relacionamento entre empresas e clientes pode ser melhor aproveitado.

Outras maneiras de aproveitar a inteligência seria na criação de conteúdos de marketing, tradução de documentos, comunicação interna (fornecedores e colaboradores), pós-venda, etc. Todas essas funcionalidades podem ser tornar um grande aliado da empresa para criar novas oportunidades e experiências, além de melhorar resultados.

Existem pontos negativos sobre o uso de novas inteligências que não é algo exclusivo do ChatGPT. Inteligências Artificiais (AI) precisam ser utilizadas por profissionais que saibam interpretar os resultados dessas tecnologias. É possível que a IA forneça informações incorretas ou tendenciosas, visto que, tomam decisões a partir de algoritmos e análises de dados, o que exige muito treinamento e ajustes para atingirem seu máximo potencial.

Já respondendo à questão da substituição da mão de obra humana pelas máquinas, isso não passa de teoria apocalíptica, assim como aconteceu durante a introdução de outras tecnologias no mercado. Essas novas ferramentas surgem para modelar novas formas de experiências dos usuários. Profissionais das mais diversas áreas deverão estar sempre se atualizando — agora com muito mais frequência — para poder competir dentro do mercado que a cada dia fica mais tecnológico. A empresa ou profissional que tiver um olhar mais visionário, perceberá esses desafios como oportunidades.

O questionamento, portanto, que precisamos nos fazer é esse: como aproveitar, de forma ética e equilibrada, essas novas tecnologias para melhorar ainda mais o nosso ambiente de negócios?

Por Aline Silva, Advogada de Inovação e Novos Negócios.

Fonte: https://blog.dsacademy.com.br/o-que-o-chatgpt-realmente-significa-para-as_empresas/